DIA MUNDIAL DO DIABETES
“A Família e o Diabetes”
A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o impacto que o Diabetes tem sobre a família e seu papel na gestão, cuidado, prevenção e educação do Diabetes.
Segundo a ANAD, Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, mais de 425 milhões de pessoas estão atualmente com Diabetes. É uma doença silenciosa, 50% desconhecem ser portadores. A maioria desses casos é de Diabetes Tipo 2, que é amplamente evitável por meio de atividade física regular, uma dieta saudável e equilibrada e a promoção de hábitos saudáveis.
Cerca de 40% das pessoas com diabetes podem ter retinopatia diabética!
O diabetes, pode causar danos aos pequenos vasos sanguíneos da retina (retinopatia diabética), uma das principais complicações do Diabetes Mellitus. O problema leva à cegueira se não for diagnosticado e tratado a tempo.
A doença se manifesta pelo aparecimento de vários sinais e sintomas, isolados ou ao mesmo tempo.
Fique atento para manifestações fora do normal:
– Sede intensa – Fome Intensa – Cicatrização difícil – Infecções na pele – Perda de Peso – Piora da visão – Familiares com diabetes – Obesidade – Impotência Sexual – Pressão arterial alta – Urinar muitas vezes e em grande quantidade – Cansaço e desânimo
Consequência do Diabetes não Controlado
– Cegueira – Enfarte do Miocárdio – Derrame Cerebral – Doença Renal – Impotência Sexual Masculina
O Diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir as complicações do Diabetes e obter bons resultados.
A maioria das complicações podem ser evitadas com diagnóstico precoce, tratamento correto e um bom controle da glicemia e de outras alterações que acompanham o Diabetes.
Fique de olho em sua saúde!
Mantenha um peso saudável, conheça seu histórico familiar, pratique atividades físicas, tenha uma dieta equilibrada, faça um check-up preventivo anualmente, e cumpra à risca as orientações recebidas.
O diagnóstico precoce faz a diferença!