top of page
Buscar

Lentes de Contato

Atualizado: 20 de fev. de 2020

Lentes de Contato – Manutenção e limpeza


Proteja a saúde de seus olhos!


Várias substâncias como restos de células, gorduras, proteínas, partículas do ambiente que ficam expostas no ar, fragmentos de maquiagem e cosméticos, acabam aderindo na superfície das lentes de contato, por isso, a manutenção diária é muito importante para evitar o risco de contaminação. Caso a limpeza e higienização não sejam feitas de forma correta, ou mesmo seu prazo de troca não seja devidamente respeitado, o conforto, vida útil das lentes e a saúde de seus olhos correm perigo.

Você nunca deve usar água para limpar suas lentes, nem mesmo água filtrada. A água não tem propriedade de desinfecção e pode conter micro-organismos e germes que causam infecções oculares.


Cuidados para diminuir o risco de contaminação


Na correria do dia a dia, deixamos de tomar algumas precauções que fazem toda a diferença no cuidados com os olhos para quem usa lentes de contato. É necessário aderir a uma rotina de limpeza diária, para reduzir o risco de infecções, e também evitar o acúmulo de resíduos que com o tempo de uso, aderem na superfície da lente e podem prejudicar o funcionamento delas, causando até distorção da visão em alguns casos.

Veja abaixo alguns pontos importantes que devem ser levados em conta:


Lave as mãos


Temos que tomar cuidado para não levar aos olhos micróbios ou substâncias que possam irritá-los. Lave bem as mãos com água e sabão neutro e seque com uma toalha limpa ou papel toalha antes de retirar ou colocar as lentes. Mexer na lente sem higienizar as mãos antes, pode levar algum micróbio ou sujeira para os olhos.


Limpeza


Nunca utilize, água de torneira (nem mesmo água filtrada), água boricada, saliva ou soro fisiológico, pois você corre o risco de contaminar seus olhos. Muitas pessoas utilizam o soro fisiológico na limpeza das lentes de contato, por isso é importante frisar que o soro fisiológico não limpa e nem desinfeta as lentes, permitindo que bactérias, gorduras e proteínas se acumulem em sua superfície.

As lentes precisam ser devidamente higienizadas antes e depois de utilizá-las, para evitar que micro-organismos externos entrem em contato com seu olho, evitando possíveis infecções. Quando retirar a lente, antes de colocá-la no estojo faça a limpeza dela.

Coloque a lente na palma da mão, que deve estar seca, pingue algumas gotas da solução multiuso e friccione delicadamente a lente com o dedo indicador para limpá-la. Faça isso nos dois lados da lente. Não é necessário encharcar a mão, mas a lente deve ficar molhada. Nunca friccione a lente seca para evitar arranhões. Após, enxague-a com a solução multiuso, coloque a lente no estojo, feche e guarde num local seco e fresco.


Estojo


Enxague o estojo da lente de contato com a solução multiuso diariamente e substitua a solução por uma nova. Nunca reutilize a solução de limpeza que ficou armazenada no estojo.

É muito importante lavar semanalmente o estojo para prevenir infecções por micro-organismos.

Não utilize água, nem mesmo filtrada, para não contaminar o estojo.Você deve utilizar a mesma solução multiuso que utiliza na higienização das lentes para lavar o estojo, pois a solução possui substâncias bactericidas para fazer uma desinfecção e limpeza adequadas. Antes de iniciar a limpeza do estojo, faça a higiene das mãos.

Após a lavagem do estojo, deixe-o secar totalmente antes de utilizá-lo.

Quando estiver totalmente seco, encha com a solução multiuso os dois compartimentos do estojo da lente com uma quantidade suficiente para cobrir a lente, sem transbordar.

Esse processo remove bactérias e prolonga a vida útil do estojo. É aconselhado que o estojo seja trocado a cada 3 meses, pois mesmo higienizando corretamente, com o tempo eles armazenam bactérias.


Solução


Limpe e hidrate as lentes de contato apenas com produtos indicados pelo fabricante. A solução multiuso, limpa, remove proteínas e gorduras, desinfetam e hidratam as lentes.

Existem no mercado, diversas soluções específicas para limpeza e armazenamento das lentes de contato. Nem todas as soluções são adequadas para serem usada em todos os materiais de lentes de contato.

Observe sempre a indicação do fabricante e em caso de dúvida, converse com seu médico oftalmologista. Ele irá recomendar a solução mais apropriada para seus olhos e para o tipo de lente que você utiliza.


41 visualizações0 comentário
bottom of page