top of page
Buscar

Vitaminas importantes para a saúde ocular


A visão é um dos nossos sentidos mais importantes. Ela nos permite perceber o ambiente ao nosso redor, diferenciar cores, reconhecer pessoas e objetos e até mesmo ler este artigo.


Para garantir uma visão adequada e prevenir doenças oculares, é essencial fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários. Assim como a imunidade, pele, cabelo e saúde física, existem vitaminas e minerais que desempenham um papel crucial na manutenção da saúde ocular.


Neste artigo, abordaremos a importância de sete vitaminas e nutrientes para a saúde dos olhos e onde encontrá-los.


Vitamina A

A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para a visão. Ela é essencial para a formação da rodopsina, que desempenha parte do processo de formação das células da retina, responsáveis pela visão em baixa luz. A carência de Vitamina A pode, consequentemente, levar a uma dificuldade significativa para enxergar em ambientes com baixa luminosidade.


A vitamina A é muito associada também a redução dos riscos de desenvolvimento de degeneração macular e catarata.


Frutas e legumes, amarelos e alaranjados, e vegetais verde-escuros são ricos em carotenoides, pigmentos que, dentro do nosso organismo, são convertidos em vitamina A. Portando podemos encontrar a vitamina A em: manga, mamão, abóbora, cenoura, couve, espinafre, salsa etc.


Vitamina B2

Também conhecida como riboflavina, a vitamina B2 ajuda na produção de antioxidantes, protegendo nossos olhos contra danos oxidativos. A deficiência prolongada de vitamina B2 tem sido estudada como potencial risco para o desenvolvimento da catarata.


A vitamina B2 pode ser encontrada em alimentos como leite, iogurte, vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho, entre outros), soja e frutos do mar.


Vitaminas B6, B9 e B12

As vitaminas B6 B9 e B12 são essenciais para a saúde ocular. Elas auxiliam no controle da homocisteína, uma proteína associada à inflamação e ao risco elevado de desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).


Alimentos ricos nessas vitaminas incluem leite, ovos, feijão, amendoim, atum, salmão e outros.


Vitamina C

Alguns estudos observacionais sugerem que a vitamina C pode ajudar na diminuição do risco de desenvolvimento da catarata. Além disso, ela é um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir danos causados por radicais livres prejudiciais. Também contribui para a produção de colágeno, que dá estrutura à córnea e esclera.


Fontes ricas em vitamina C incluem frutas cítricas e tropicais, pimentões, brócolis e couve.


Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um potente antioxidante que protege nossas células do olho contra danos oxidativos. Acredita-se que algumas condições oculares estejam ligadas ao estresse oxidativo, um desequilíbrio entre antioxidantes e radicais livres.


Uma dieta rica em vitamina E pode incluir nozes, castanha-do-pará, manga, abacate, amendoim e óleos de avelã, girassol e amêndoa.


Luteína e Zeaxantina

Pertencentes a famílias dos carotenoides, a luteína e a zeaxantina atuam como filtros para a luz azul, potencialmente nociva à saúde ocular, e são conhecidas por prevenir doenças como catarata, uveite e retinopatia diabética.


Essas vitaminas podem ser encontradas em alimentos como mamão, pêssego, milho, ervilha, repolho, espinafre, gema de ovo e outros.


Ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ómega-3 são gorduras saudáveis essenciais que contribuem para a saúde das células oculares e possuem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também podem melhorar a circulação sanguínea, a lubrificação dos olhos e prevenir a retinopatia diabética.


É possível encontrar o ômega-3 em anchovas, arenque, atum, sardinha, salmão, linhaça, sementes de chia, soja e nozes.




Para obter esses nutrientes, é importante seguir uma dieta equilibrada, incluindo alimentos como frutas, vegetais, peixes gordurosos, nozes e sementes.


Consultar um oftalmologista e um nutricionista ou nutrólogo pode ser útil para obter orientações personalizadas sobre os nutrientes necessários para a sua saúde ocular.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page