top of page
Buscar

Laser femtossegundo para cirurgia de catarata

Laser Femfossegundo


O laser femtossegundo é um laser de alta tecnologia capaz de realizar microincisões em pulsos extremamente rápidos de femtossegundos (unidade de medida de tempo correspondente a 10⁻¹⁵ segundos).


Além de sua velocidade, o laser possibilita incisões programadas, que substitui técnicas cirúrgicas manuais, dispensando o uso de lâminas e proporcionando maior segurança e precisão.


Catarata e Cirurgia


A catarata é um processo natural de envelhecimento que provoca a opacificação do cristalino, a lente natural do olho, causando principalmente visão embaçada e dificuldade para enxergar em ambientes escuros.


Apesar de a maioria dos casos ocorrer devido ao envelhecimento, esse processo de opacificação do cristalino também pode ocorrer devido ao uso irregular de corticoides, tabagismo, trauma ocular e de forma congênita.


Em casos iniciais, alguns dos sintomas da catarata podem ser remediados com o uso de óculos. Entretanto, em casos mais avançados, apenas a cirurgia é capaz de reverter a opacificação do cristalino.


Por sua vez, a cirurgia de catarata consiste na abertura da cápsula anterior onde fica o cristalino, e na fragmentação e substituição do cristalino opaco por uma prótese, a lente intraocular.


Vantagens do laser femtossegundo na cirurgia de catarata


Para a cirurgia de catarata, a aplicação do laser femtossegundo traz importantes avanços relacionados à velocidade, precisão e segurança, otimizando em diversos aspectos algumas das etapas da cirurgia, como a capsulotomia (abertura da cápsula anterior onde fica o cristalino) e fragmentação do cristalino.


Ainda assim, uma vez que certas etapas não são realizadas manualmente, a maior precisão e reprodutibilidade técnica do laser traz à tona uma maior consistência nos resultados cirúrgicos de casos extraordinários. Isso torna o laser femtossegundo um importante aliado do cirurgião oftalmologista para diversos casos de catarata.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page