Anel Intraestromal: Uma Janela para a Correção da Irregularidade Corneana
- mktpubliunico
- 15 de fev. de 2024
- 1 min de leitura

Anel intraestromal é o termo utilizado para descrever uma técnica cirúrgica caracterizada pelo implante de uma órtese no estroma corneano, a camada central da córnea.
Esta órtese é, na realidade, um segmento de anel feito de um polímero biocompatível, que é inserido na córnea com o objetivo de amenizar suas irregularidades.
A indicação para o procedimento requer condições específicas encontradas após uma avaliação completa, que inclui tomografia de córnea, topografia, paquimetria e outros exames, conforme a indicação do caso, para verificar a qualidade e a saúde do órgão.
Ele é frequentemente utilizado no tratamento de casos de ceratocone - uma condição que envolve deformação e afinamento das estruturas corneanas - conforme diagnóstico, gravidade e condições da córnea.
É importante salientar que essa técnica não substitui o uso de óculos graduados ou lentes corretivas, sendo possível que o paciente ainda dependa deles para uma visão adequada.
O procedimento é relativamente simples, realizado com anestesia tópica, e ocorre em regime ambulatorial, dispensando a necessidade de oclusão.
Comments